O mundo dos estandartes
Nossa Senhora da Conceição
Não se sabe exatamente em que século, mas foi na altura das primeiras procissões que surgiram os estandartes, que eram totalmente feitos á mão. Após a liturgia normalmente era realizada uma procissão onde as pessoas expressavam a sua fé, levando o seu estandarte ou bandeira.
Hoje em dia já há poucos artistas a realizar estes trabalhos feitos á mão, por isso recorrem a estandartes impressos. Este tipo de estandarte impresso nunca tem a beleza, o requinte e o detalhe de um estandarte feito á mão, sendo esta uma peça única. A diferença entre um e outro é notória. O estandarte feito á mão é mais realista e luminoso que um impresso, o que o torna mais valioso.
As primeiras bandeiras eram de tecidos ricos de cetim ou seda de um dos lados pintado normalmente um santo, do outro lado um santo ou a identificação da paróquia ou símbolo da mesma.
Cada estandarte é usado nas várias paróquias, aldeias e comunidades ao longo do mundo, sendo eles o rosto e a fé que caracteriza essa comunidade. Cada um com as características próprias do seu povo, onde o Santo padroeiro é venerado por vezes durante séculos.
É tentando manter e preservar este deixado riquíssimo de arte sacra, que Arte Amaro trabalha para si e ao mesmo tempo enaltece e glorifica o nosso Deus.